sábado, 18 de junho de 2011

A mitificação do herói - Os Lusíadas


Camões não escolheu um herói individual que motivasse o título da sua obra, mas procurou que a sua epopeia enunciasse a história de todo o povo da "geração de luso". A intenção em exaltar os portugueses levou Camões a torná-los verdadeiros heróis que se foram construindo, ao longo da obra, e que mereceram a mitificação.
Deste modo, estamos perante um herói colectivo, que é constituído pelas "armas e barões assinalados", pelos Reis, por "aqueles que por obras valerosas/Se vão da lei da morte libertando" e pelos navegadores, que no seu conjunto formam "o peito ilustre lusitano".
Para que este se fosse construindo, vários elementos foram fundamentais, tais como: a inteligência, pois os portugueses fizeram grande parte da viagem sem que os Deuses se apercebessem; a coragem e a valentia, que demonstraram perante as ciladas de Baco e perante o Gigante Adamastor, símbolo do perigo e do inultrapassável, que permitiu a heroificação de Vasco da Gama, no momento de inversão.
Além disso, o episódio do Velho do Restelo, que simbolizando a contraposição e prenunciando vários perigos, mortes, tormentas e outros desastres, contribui para a formação do herói, que enfrenta estes obstáculos com coragem e esforço.
Depois de todas as etapas vencidas, os portugueses merecem descanso, que decorrerá na Ilha dos Amores, local concebido pelo épico, simbolizando a recompensa pela heroicidade, a satisfação dos sentidos e a harmonia no Universo. É aqui que os portugueses são mitificados e se tornam Deuses, como se verifica quando as Ninfas se entregam aos navegadores, alcançando a glória.
Finalmente, a viagem, mais do que a exploração dos mares, é a passagem do desconhecido para o conhecido, conseguida pelo esforço e motivada pelo amor, tendo como resultado a posse do conhecimento.




Deixo-vos um texto sobre a mitificação do herói n'Os Lusíadas. Espero que ajude!

48 comentários:

  1. Amanhã, certamente, o teu texto me irá ajudar!:D
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, vou ter teste amanhã e é um bom texto :)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, vou ter teste amanhã e é um bom texto para meter na parte B :)

    ResponderExcluir
  5. De nada, ainda bem que ajuda ;)
    Eu elaborei-o, no meu 12º ano para a parte da composição e tive muito boa classificação nele, por isso, penso que vos pode ajudar muito!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. A minha professora de português ainda não deve conhecer este!
    Tens mais algum assim porreiro?

    ResponderExcluir
  7. Fina xD I'm a women!x)
    Eu vou tentar meter mais destes textos, tenho alguns que fiz sobre o Fernando Pessoa ortónimo, heterónimos, etc... É só uma questão de procurar.
    Na altura, foram muito úteis, porque no meu exame de Português na parte B saiu Ricardo Reis e como eu já tinha feito um texto sobre ele em casa e tinha decorado, foi só meter lá! ;)

    ResponderExcluir
  8. Na altura, meti o texto aqui, porque acho que há muito pouca informação sobre este tema na net.
    Vou tentar meter mais coisas do mesmo género para ajudar o pessoal! ;)

    ResponderExcluir
  9. Copiar do livro de exames também eu sei fazer ;)
    Mas muito bom! :)

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado. Ajudou-me imenso.

    ResponderExcluir
  11. Tens textos do Sebastianismo e V Império?
    Publica se puderes.
    mil fodas **

    ResponderExcluir
  12. Não tens nenhum texto de ines de castro?

    ResponderExcluir
  13. Agradeco.lhe imenso minha cara .... ajudou.me plenamemte a lidar com uma aula da professora clotilde, mil beijinhos e um feliz natal :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracas a este texto perdi os 10 mins que tinha a ler os comentarios

      Excluir
    2. Gostei muito desse comentário tal como deste texto apesar das suas incorrecções.

      Excluir
  14. Isto é o tipo de coisas que um gajo escreve quando manda uns charros

    ResponderExcluir
  15. Boa!!!! Merda. Tudo Copiado de livros de português. Falta de criatividade. Pode ir levar no bujão amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma flor.... Criatividade é apenas uma palavra e bujão é apenas um objeto de maior prazer...

      Excluir
  16. Jovens não é necessário tanta violência .... Fumem uns charros e fica tudo na boa

    ResponderExcluir
  17. Puta deita-te. A única coisa que retiro disto é que a senhora é uma atrasada mental. Você fala como um mudo. Aliás faz melhor. Um mudo não diz nada, você só diz merda

    ResponderExcluir
  18. A professora de português perdeu para fazer um texto sobre isto. Eu vim aqui é copiei mas aparentemente todos tiveram a mesma ideia.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Oi? Mas está tudo maluco? Parem de me encher o email com notificações dos comentários! Eu já fiz isto em 2011, se gostam aproveitem, senão, ninguém é obrigado a ler ou a concordar com o texto! Ah, e não usem isto como uma sala de chat, por amor de deus!

    A autora

    ResponderExcluir
  21. Penso que o Afonso Santos tem uma grande apreciação pela parte genital masculina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI JEITO SUIS AMERICAN I LOVE TRUMP WHAT ABOUT U. ISTO ALGO LOVE COCK

      Excluir
  22. Peço imensa desculpa só queria obter o contacto do Afonso Santos

    ResponderExcluir
  23. Oi eu sou do Brasil, o q é um Fernando pessoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi irmão sou do mesmo país que você é tem a mesma dúvida mas além disso o ki é Camões

      Excluir
    2. Camões era u. Pirata do tempo dos afonsinhos

      Excluir
  24. Então como está seu mail hoje cara?

    ResponderExcluir
  25. Amigona vou ter teste de física amanhã será que tem algum texto sobre a materia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se fosses à merdinha?

      Excluir
    2. VAI TU MEU FILHO DA PUTA DO CRLH BADALHOCO DO CRLH FILHO DE 30 MIL PUTAS!!"!!!!






      Excluir
  26. ESCREVI E SAI CORRENDO PAU NO SEU CU DE QUEM TIVER LENDO
    HEHEHEHE

    ResponderExcluir
  27. Eu não entendo se isto aqui passou de um site onde procuramos ajuda ou um chat de pessoas que não tem mais nada para fazer da vida pois eu vim aqui procurar ajuda e vejo comentarios estupidos.

    ResponderExcluir